PLANO A (ANÁLISE DE FILME)

PLANO A

Alemanha – Israel | 2021 | 109 min. | Drama – Suspense

Título Original: Plan A

Direção: Doron Paz, Yoav Paz

Roteiro: Doron Paz, Yoav Paz

Elenco: August Diehl, Sylvia Hoeks, Michael Aloni, Nikolai Kinski, Milton Welsh, Oz Zehavi, Yoel Rozenkier, Ishai Golan

Distribuição: A2 Filmes

Classificação indicativa: 16 anos

 

O que fazer quando se encontra na frente de uma grande injustiça? Quando você é obrigado a ver sua família e seus entes queridos sofrendo. Com certeza isso não é fácil para ninguém, agora imagina ser uma das vítimas de um dos eventos históricos de maior violência: o holocausto.

Em Plano A nós seguimos a vida de um judeu, sobrevivente que ao encontrar após ter a confirmação que perdera sua esposa e filhas assassinada por soldados nazistas, passa um tempo com a brigada britânica/judia, que conseguiu uma lista de nomes de pessoas que estavam diretamente ao massacre de judeus, e com suas próprias mãos os executavam.

Mas isso não é tudo, outro grupo de judeus, morando ainda na Alemanha, executavam um plano, se infiltrando em meios aos trabalhadores do serviço de manutenção da água para que assim tivessem acesso à rede de abastecimento, podendo depositar veneno na água, para assim vingar de todos seus entes queridos e compatriotas que tiveram sua vida roubada pela violência.

Eles viam todos os judeus como culpados, sem fazer distinção no que realmente cada um pensava, sendo crianças, adultos ou idosos. Com o passar do tempo e ver a dificuldade que seus novos amigos passavam, Max acaba tomado pela mesma ideologia. Mas isso seria o correto a fazer? O Olho por olho realmente era o caminho correto? Seis milhões por seis milhões?

Vemos durante o longa, confianças destroçadas, a humanidade destroçada após a guerra, onde não existem vencedores, porque após um evento tão devastador ainda é preciso lidar com as consequências da guerra: perda, destruição de todos os tipos, traumas das mais profundas maneiras.

Como é todo o desenrolar da história e qual é a decisão final, você terá que conferir em algum cinema próximo de você.

Mas para aguçar mais sua curiosidade abaixo você confere o trailer:




Comentários